sexta-feira, 22 de março de 2013

Animais na pista? Cuidados!

         
 Saiba o que fazer quando um animal cruza a estrada

A invasão de pista e atropelamento de animais nas rodovias que cortam o país é um problema enfrentado em vários estados brasileiros. O atropelamento de animais de pequeno porte também é muito comum.

Veja, a seguir, algumas dicas de segurança:

1. Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas (cavalos, bois etc) não buzine nem sinalize com os faróis. Tais atitudes assustam o animal, que pode ter reações inesperadas. Feche os vidros, passe lentamente em marcha reduzida e avise o posto policial mais próximo.

2. É comum o motorista ter de fazer uma manobra arriscada para não atropelá-los. As vítimas mais freqüentes são os cães, que costumam ter reações imprevisíveis ou voltar ao ponto do qual partiram. Ao avistar um cachorro no acostamento, reduza a velocidade e sinalize para os carros que vêm atrás, pois é bem provável que cruze à sua frente e você tenha que frear bruscamente. O mesmo procedimento deve ser tomado em relação a gado e cavalos. Nesse caso, passe sempre por trás do animal.

3. Eles têm reações mais lentas e demoram em mudar de direção. - Após passar por um animal, pisque os faróis para os carros que vierem no sentido oposto e faça um sinal com a mão para baixo, mostrando quatro dedos. Na "linguagem da estrada", você está avisando que há animais na pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário